Nem sempre as dificuldades em um imóvel estão aparentes. Deste modo, ao alugar o seu novo lar, fique concentrado a alguns itens interessantes, por exemplo, o sistema hidráulico do imóvel. Em conclusão, um descomplicado encanamento estragado, aquela torneira com vazamento ou até já um registro com defeito podem render dores de cabeça, danificar a estrutura de ambientes e, ainda, ser a referência de várias despesas.
Dessa maneira, pra ajudá-lo nesta tarefa e não deixar que sua paciência “entre pelo cano”, sugerimos que você tome alguns cuidados antes de obter ou alugar. Com várias precauções você conseguirá discernir possíveis danos. Olha Esse primeira delas é fazer uma boa vistoria no imóvel e pela instalação hidráulica; fazer uma lista de itens que precisam ser checados, e anota todos os dados. Banheiro, cozinha e área de serviço merecem uma atenção redobrada. Mas a tarefa nem sempre é descomplicado, no fim de contas esse tipo de sistema não é aparente aos olhos, e geralmente, só expõe sinais explícitos quando dificuldade de imediato existe. Em vista disso, comece vendo os sinais mais óbvios. As paredes são os primeiros itens.
O estado delas é significativo pra detectar qualquer tipo de dificuldade e em vista disso necessitam ser observadas com o máximo de atenção. Se apresentarem saliências, bolhas, este artigo , úmidas ou mofadas é sinal de alerta. Pode ser um indício de umidade causada por infiltrações ou vazamentos. A todo o momento observe a aparência do teto, também.
Se você está alugando uma moradia, é primordial ver as paredes externas (varanda, garagem, e quintal), pois se houver algum desnível no piso, a água poderá permanecer empoçada e causar infiltrações. Pra verificar se a superfície oferece esses desníveis, jogue uma bola de tênis rente ao piso e observe se há ou não inclinações no movimento dela.
Outra dica é ver se as calhas estão limpas e funcionando, além de observar a umidade do ambiente onde a caixa d´água está instalada (tanto em redor dela, quanto dentro do imóvel abaixo dela). Depois de essas observações sérias, verifique se as pias e ralos estão escoando a água de forma adequada.
Pra esta finalidade, basta despejar uma boa fatia de água a respeito de eles e esperar alguns segundos, se não houver acumulo de água, não há preocupações. Não esqueça que alguns encanamentos, principalmente nos imóveis usados, conseguem expor desgaste, ferrugem ou acúmulo de sujeira. Nestes casos, se a água persistir em sair suja, solicite a avaliação de um profissional. Por último, feche todos os registros e libere o corrimento de água de alguma torneira pra observar se a água escorre até parar totalmente, deste jeito você terá certeza que eles estão funcionando corretamente. Se discernir dificuldades, procure o rapidamente possível um profissional especializado.
Trinta e cinco - Quais as clausulas relevantes que devem constar num contrato de compra e venda de imóvel? 36 - Qual a diferença entre contrato de compra e escritura definitiva? O contrato de venda e compra é o instrumento pelo qual uma das partes se compromete a vender a outra instituído imóvel, por determinado preço e condições.
A escritura definitiva de uma unidade autônoma é lavrada no momento em que mesma está devidamente concluída, ou seja, com a averbação da construção do empreendimento junto ao Cartório de Registro de Imóveis competente. Trinta e sete - Por que há inevitabilidade de se assinalar a escritura definitiva do imóvel? Pra que se opere concretamente a transferência da titularidade do imóvel, é preciso o registro do título de transmissão perante o competente Cartório de Registro de Imóveis, conforme manda o art. 1245 do Código Civil Brasileiro.
Trinta e oito - O q ue é DIMOB e quem tem que emiti-la? 39 - O que é DOI e como dá certo? Quarenta - Qual a relevância de constar no contrato todas as condições contratuais e o valor de fato pago? O contrato é o instrumento pelo qual estará regrada toda e qualquer responsabilidade assumida entre as partes, vendedor e consumidor, e perdurará até a aquisição término dessas obrigações. Desta maneira, pela hipótese de inevitabilidade de cada questionamento futuro e, sobretudo de necessidade de se submeter ao Poder Judiciário perguntas ou conflitos a serem solucionados, o contrato celebrado será o aparelho utilizado como base desta avaliação. Daí a importancia de que todas as tratativas e acordos estejam devidamente previstos no contrato celebrado.
41 - O que é Habite-se? O Habite-se é o auto de conclusão da obra edificada em conformidade com os projetos aprovados. O Habite-se é expedido pelo poder público municipal e autoriza a utilização do imóvel. Quarenta e dois - O que é averbação da construção e quando ocorre? Com a conclusão das obras, é necessário averbá-la junto à matrícula do imóvel (empreendimento). Isso é exercido com a exposição, diante ao Cartório de Registro de Imóveis competente, do?